9 BENEFÍCIOS DE SAÚDE DO ABACAXI + RECEITAS DELICIOSAS

suco de abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical deliciosa e nutritiva que oferece muitos benefícios à saúde enquanto você consome poucas calorias. É amplamente utilizado em todo o mundo como remédio natural para tratar de tudo, desde indigestão a problemas digestivos, e é frequentemente usado como uma cura natural para alergias.

Os benefícios do abacaxi devem-se ao alto teor de vitamina C , vitamina B1, potássio e manganês e outros antioxidantes especiais que ajudam a prevenir a prevenção de doenças. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe sobre essa fruta saborosa é que ela é infinitamente mais útil para as pessoas do que apenas um enfeite para seus coquetéis.

Nomeadamente, o abacaxi é repleto de fito nutrientes, que funcionam bem como muitos medicamentos para reduzir os sintomas de algumas das doenças e condições mais comuns que vemos hoje. Os benefícios da saúde com o suco abacaxi incluem proteção contra doenças cardiovasculares, fertilidade aprimorada, inflamação reduzida e muito mais. Além dos muitos benefícios para a saúde do abacaxi, também é fácil de encontrar, barato, versátil, pode ser usado em muitas receitas e, é claro, a doce e dourada carne também tem um sabor ótimo!

Os benefícios de saúde do abacaxi

  1. Uma boa fonte de vitamina C, que estimula o sistema imunológico

O suco de abacaxi contém nada menos que 131% da sua quantidade diária recomendada para o antioxidante Vitamina C! A vitamina C é frequentemente usada para melhorar a tosse e resfriados e minimizar os sintomas da gripe. A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que também desempenha um papel na manutenção da saúde do tecido conjuntivo do corpo e também atua como antioxidante.

Como antioxidante, tem a capacidade de sintetizar o colágeno, a principal proteína do organismo responsável pela manutenção de vasos e órgãos sanguíneos saudáveis. A vitamina C, encontrada no abacaxi, também pode remediar problemas de pele, como queimaduras solares ou pele seca e irritada.

Você pode até adicionar abacaxi a esfoliações caseiras para tirar proveito desses benefícios. Devido ao alto teor de vitamina C do abacaxi, esta incrível fruta pode ajudar a proteger seu corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres e reduzir a inflamação, conhecida por contribuir para o desenvolvimento do câncer.

  1. Rico em fibra

Frutas ricas em fibra podem diminuir o risco de desenvolver câncer colorretal. A fibra também pode diminuir os níveis de glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 podem experimentar níveis mais altos de açúcar no sangue e insulina depois de comer fibras .

Como um pedaço de abacaxi de tamanho médio contém cerca de 13 gramas de fibra, comer abacaxi é uma ótima maneira de maximizar esses benefícios à saúde. Devido ao seu alto teor de fibras, um dos benefícios do abacaxi é também que ele pode ajudar a prevenir a constipação e promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável.

  1. Melhora a fertilidade

Estudos mostram que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a prevenir a infertilidade. Como os radicais livres podem danificar o sistema reprodutivo, alimentos com alta atividade antioxidante, como abacaxi, são recomendados para pessoas que tentam engravidar. Ao comer ananás, você pode combater os radicais livres.

Os antioxidantes do abacaxi, como vitamina C, beta-caroteno e outras vitaminas e minerais, incluindo cobre, influenciam a fertilidade masculina e feminina. Demonstrou-se que os antioxidantes ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a restaurar a formação adequada de tecido nos órgãos genitais, além de ajudar a aumentar a produção de espermatozoides.

  1. Protege contra doenças cardiovasculares

O abacaxi apóia a saúde do coração devido ao seu alto teor de fibras, potássio e vitamina C. De fato, um estudo descobriu que um dos benefícios de beber suco de abacaxi é que ele pode melhorar a saúde cardiovascular. O estudo, que utilizou ratos em seus testes, concluiu que o suco de abacaxi pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas nas coronárias e ajudar na digestão e melhor absorção dos alimentos.

A alta ingestão de potássio também está associada a um risco reduzido de derrame, protege contra a perda de massa muscular, mantém a densidade óssea e reduz a formação de cálculos renais .

Frutas com alto teor de potássio também podem ajudar a baixar a pressão alta . O abacaxi também ajuda a reduzir a inflamação perigosa e a restaurar a pressão sanguínea saudável, graças aos antioxidantes benéficos que ele contém.

O abacaxi, devido aos efeitos da poderosa bromelina, que pode reduzir a coagulação do sangue e a resposta da natureza para quem toma aspirina diariamente, ajuda a diminuir o risco de ataque cardíaco e também melhora a saúde do coração. Foi demonstrado que a bromelina evita que as plaquetas se grudem ou se acumulem nas paredes dos vasos sanguíneos, causas conhecidas de ataques cardíacos ou derrames

  1. Previne asma

O beta-caroteno encontrado em alimentos vegetais, como abacaxi, ajuda a diminuir o risco de desenvolver asma . Toxinas, má nutrição, poluição, uso regular de antibióticos e estresse desempenham um papel importante no desenvolvimento da asma. Todos esses fatores causam inflamação, mas felizmente um dos benefícios do abacaxi é que suas propriedades desintoxicantes podem impedir seu desenvolvimento.

  1. Ajuda a promover a saúde mental

Outro benefício do abacaxi é que ele melhora o humor e ajuda a combater a depressão e a ansiedade. O abacaxi é uma ótima fonte do aminoácido triptofano, que é usado pelo organismo para produzir serotonina suficiente, um dos principais hormônios da felicidade. Consumir o suficiente desse aminoácido, além de outros nutrientes, como as vitaminas B, é importante para apoiar o sistema neurológico, ganhar energia e produzir hormônios que melhoram o humor.

  1. Ajuda a combater o câncer

Em 2007, os pesquisadores publicaram um artigo inovador de que a bromelina no abacaxi é muito mais eficaz do que a quimioterapia tradicional usada no tratamento do câncer.

Nos animais testados com câncer, a bromelina foi mais eficaz que o 5-fluorouracil (5-FU), que era um grupo controle. O 5-FU é usado no tratamento do câncer há mais de 40 anos, mas o principal problema é que ele também mata ou danifica irreversivelmente células e tecidos saudáveis.

A bromelina não só se mostrou mais eficaz, como também foi muitas vezes mais segura que a 5-FU. Compostos naturais, como a bromelina, têm citotoxicidade seletiva e são capazes de matar células cancerígenas com um processo de auto-desmantelamento chamado apoptose, enquanto simplesmente deixam as células saudáveis ​​ilesas.

Citotoxicidade é quando algo é tóxico para certas células e a bromelina se concentra apenas nas células cancerígenas. Nenhum medicamento aprovado pela FDA como tratamento contra o câncer pode imitar esse processo, porque agentes quimiotáxicos como o 5-FU não atuam como compostos naturais.

  1. Reduz a inflamação

 

Os benefícios do abacaxi também incluem a capacidade de ajudar pessoas que sofrem de artrite e dores nas articulações, porque a bromelina presente pode acelerar a cicatrização após a cirurgia. Também é muito útil no tratamento de lesões esportivas, incluindo entorses e pode ajudar com a dor.

A bromelina atua contra a inflamação, bloqueando os metabólitos do inchaço. Ele também trabalha para reduzir o inchaço, ativando um produto químico que decompõe a fibrina no sangue, levando à redução do inchaço. A bromelina é frequentemente recomendada no caso de cirurgia, e um médico recomenda consumi-la antes do procedimento, a fim de acelerar o tempo de cicatrização e reduzir a inflamação geralmente associada à cirurgia.

Recentemente, foi realizado um estudo com 100 camundongos com colite, que é uma inflamação do cólon, e os resultados mostraram que a suplementação alimentar a longo prazo com suco de abacaxi congelado fresco ou não pasteurizado com enzimas de bromelina ativa é segura e eficaz na gravidade de reduz a inflamação.

Outro estudo realizado em pacientes que sofrem de sinusite, a inflamação dos seios paranasais que pode ser causada por uma infecção, alergia ou um problema auto-imune mostrou que a bromelina encontrada no abacaxi causou uma recuperação significativamente mais rápida do que um tratamento padrão.

  1. Ajuda a melhorar a digestão

Para a digestão, comer abacaxi serve como um poderoso auxiliar na quebra de proteínas em peptídeos e aminoácidos. Pode aliviar os sintomas da colite ulcerosa e do refluxo ácido e ajuda a melhorar a digestão geral.

Também é útil na prevenção de reações auto-imunes de alergias alimentares gerais. Os estudos realizados no Japão mostraram que comer abacaxi poderia ajudar pessoas que tinham doença celíaca , uma alergia à proteína glúten encontrada em produtos de trigo, cevada e centeio.

Por que o abacaxi é tão curativo?

O segredo do super poder de cura do abacaxi está em sua enzima de digestão de proteínas chamada bromelina. De fato, o abacaxi é uma das fontes mais ricas de bromelina do mundo.

Mas, ao aumentar sua ingestão de abacaxi, você não recebe a quantidade necessária de bromelina, porque a bromelina que você tanto precisa está mais no caule não comestível da planta, portanto, tomar um suplemento de bromelina é realmente necessário para obter os melhores resultados alcançar. Os suplementos de bromelina são feitos a partir de extrato de abacaxi.

A bromelina é uma enzima, especificamente na verdade uma enzima protease, encontrada no caule do abacaxi e da fruta. Este remédio homeopático tem sido usado por muitos anos e funciona quebrando as proteínas, permitindo formar peptídeos e aminoácidos no corpo. Atua como um agente anti-inflamatório e anti-inchaço.

A bromelina é um extrato natural que acelera a cicatrização e funciona como um medicamento anti-inflamatório, semelhante a medicamentos como aspirina e ibuprofeno que você pode comprar sem receita médica. Além disso, o abacaxi, quando usado topicamente, também pode ajudar a curar cortes, queimaduras, picadas de insetos e reduzir contusões e outros problemas de pele.

Além disso, estudos recentes nos mostraram que a bromelina do abacaxi ajuda a melhorar a saúde dos pulmões, sugerindo que a bromelina pode ser usada para tratar uma ampla variedade de doenças. Também pode ajudar a acalmar e relaxar os músculos tensos e inflamados e o tecido conjuntivo, e é por isso que é frequentemente usado como amaciador de carne. Na maioria das vezes, a bromelina é usada para tratar condições, incluindo o seguinte:

  • Lesões
  • Alergias
  • Artrite e dor nas articulações
  • Asma
  • Doenças autoimunes
  • Câncer
  • Doença inflamatória intestinal
  • Infecções sinusal
  • Tornozelos torcidos
  • Tendinite

Infelizmente, comer muitos abacaxis frescos e suculentos não fornecerá a dose efetiva para um tratamento, porque a maior parte da bromelina é encontrada no núcleo e no caule do abacaxi. Estas são as partes da fruta que não são realmente comestíveis, portanto, essas partes são usadas para fazer suplementos homeopáticos à base de bromelina.

Os suplementos de bromelina podem ser encontrados de várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pós e cremes tópicos. 80 mg – 320 mg por dia é considerado uma dose segura e eficaz.

A história do abacaxi

Acredita-se que Christopher Columbus e sua equipe estejam entre as primeiras pessoas do continente europeu a provar abacaxi. Em um ponto, a fruta foi importada e cultivada, e rapidamente se tornou muito popular. Membros das famílias reais europeias logo se interessaram por isso. Tornou-se também disponível para os ricos, os nobres e a elite.

James Dole era um industrial americano que desenvolveu a indústria de abacaxi no Havaí. Ele ficou conhecido como o “rei do abacaxi” porque também tornava a fruta acessível para as pessoas comuns. Seu objetivo era fazer abacaxis em lata acessíveis que poderiam ser vendidos em qualquer supermercado do país, o que felizmente também é o caso hoje.

O abacaxi é uma planta tolerante à seca que pode crescer até 50 centímetros de comprimento. A planta de abacaxi produz frutos com um exterior duro e pontudo que cresce até cerca de 20 centímetros de altura. Uma fruta pode pesar até 4 libras. O abacaxi é doce e levemente amargo, e sua pectina fibrosa dá ao abacaxi sua textura em borracha.

Abacaxi é originário do Paraguai e leva o nome da palavra espanhola piña, que significa pinha. Na verdade, não são apenas frutas, mas, na verdade, 100-200 pequenas frutas individuais que derretem juntas. Os índios trouxeram o abacaxi para o norte, e foi descoberto em 1492 pelos exploradores que descobriram a América.

Devido a seus benefícios à saúde, rapidamente se tornou popular nos navios, pois previa uma prevenção natural contra o escorbuto, um problema de saúde comum na época. Hoje, a maioria dos abacaxis vem do sudeste da Ásia e a Tailândia é o maior produtor.

Como você pode usar abacaxi?

Ao escolher um abacaxi, lembre-se de que quanto mais pesado, melhor; isso significa que está maduro. Escolha um abacaxi com folhas verde-escuras; isso também é um sinal de maturidade. Você pode sentir o cheiro do abacaxi para ver se está maduro ou não. Deve ser perfumado e não obsoleto.

O abacaxi está disponível durante todo o ano no supermercado, mas a alta temporada da fruta é de março a julho. Você também pode encontrar abacaxi congelado na maioria dos supermercados, o que é uma maneira fácil de adicioná-lo a smoothies e outras receitas.

Ao preparar um abacaxi fresco, corte as partes superior e inferior e coloque a fruta em uma superfície plana para cortar a pele (a pele externa). Depois de remover a pele, corte a fruta em anéis e remova o núcleo, que é mais duro que a polpa da fruta. Você pode armazenar abacaxi na geladeira por até nove dias após o descasque.

Para aproveitar os benefícios do abacaxi, você pode comer abacaxi como lanche ou adicioná-lo a pratos doces e salgados. Você também pode comer abacaxi na sobremesa, adicionando-o ao sorvete ou grelhando a fruta, ou pode adicioná-lo às refeições para aumentar o sabor e a textura. Tente também fazer uma salsa com abacaxi, cebola e coentro.

Esta interessante mistura de ingredientes é deliciosa em costeletas de frango, camarão ou porco. Adicione abacaxi às suas próprias batatas fritas asiáticas ou adicione-as a uma salada para obter um pouco mais de doçura. Você ficará surpreso com a quantidade de pratos saborosos com o sabor tropical extra doce do abacaxi.

Receitas com abacaxi

Para incluir esta fruta nutritiva em sua dieta diária, basta adicioná-la com mais freqüência a um batido ou outros batidos. Aqui estão algumas receitas para smoothies ricos em vitaminas que usam a fruta na forma fresca ou congelada e facilitam os benefícios do abacaxi todos os dias da semana.

Batido com abacaxi e couve

Kale é um dos superalimentos mais incríveis ! É embalado com vitamina K , vitamina A, cálcio, magnésio e muitas outras vitaminas! Experimente esta receita que também contém 180 gramas de abacaxi!

Tempo total de cozimento: 2 minutos

Quantidade de porções: 2

O que você precisa?

  • 10 folhas de couve
  • 2 datas medjool
  • 180 gramas de abacaxi, congelados
  • 90 gramas de morangos congelados
  • 180 gramas de pêssegos, congelados
  • 200 mililitros de água filtrada

Como você prepara isso?

Misture tudo no liquidificador até ficar homogêneo.

Receita de um batido anti-inflamatório

Atualmente, a maioria das doenças é resultado de inflamação, que requer uma dieta rica em alimentos que curam para combater esse efeito. A inflamação danifica suas células e paredes arteriais e também pode causar pressão alta , níveis elevados de colesterol , artrite e distúrbios digestivos.

Ao reduzir a inflamação, seu corpo está mais apto a se curar de qualquer doença. Este batido anti-inflamatório é a mistura perfeita para apoiar as defesas naturais do seu corpo e reduzir a inflamação.

Tempo total de preparação: 5 minutos

Quantidade de porções: 2

O que você precisa?

  • 4 talos de aipo
  • 1/2 pepino
  • 180 gramas de abacaxi
  • 1/2 maçã verde
  • 150 gramas de espinafre
  • 1 limão
  • 1 pedaço de gengibre

Como você prepara isso?

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco imediatamente.

Receita de um smoothie Piña Colada

O coco é um ácido graxo de cadeia média que é facilmente digerido e convertido em energia, em vez de armazenado como gordura. É extremamente diversificado e um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode comer! Experimente esta receita de um smoothie de Piña Colada e você poderá aproveitar facilmente os benefícios do coco!

Tempo total de cozimento: 2 minutos

Quantidade de porções: 2

O que você precisa?

  • 220 mililitros de leite de coco
  • 1-2 ovos crus
  • 1 colher de sopa de óleo de coco derretido
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 180 gramas de abacaxi fresco ou congelado
  • 1/2 banana
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • 3 colheres de chá de sementes de chia, finamente moídas

Como você prepara isso?

Coloque os ingredientes no liquidificador e faça uma bebida cremosa.

Finalmente…

O abacaxi geralmente não é uma fruta alergênica e, devido à bromelina encontrada na fruta, na verdade ajuda na digestão. O abacaxi está cheio de vitamina C e a ingestão excessiva de vitamina C geralmente não é problema, pois é uma vitamina solúvel em água e qualquer excesso é excretado na urina.

Lembre-se de que doses extremamente altas de vitamina C podem causar diarreia, náusea , vômito, azia , dor abdominal, insônia e dores de cabeça .

A bromelina encontrada no abacaxi pode interferir com alguns medicamentos e, para saber como corrigi-lo, consulte seu médico. Isso pode ser um problema com anticoagulantes, medicamentos para dormir ou antidepressivos, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *