LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO INSTRUMENTO MUSICAL

Depois das férias, depois dos desfiles da banda do Advento, depois dos concertos de Ano Novo, quando você saiu do palco onde cuspiu sangue e suou a noite toda, seu querido e amado instrumento precisará de uma limpeza cuidadosa.

Por isso, decidimos dedicar todo o mês de janeiro ao cuidado e manutenção do instrumento musical , por meio de promoções e iniciativas que explicaremos neste artigo.

Por fim, recomendamos que você assine nossa newsletter ou siga-nos em nossas redes sociais para se manter atualizado. Mas agora não vamos perder tempo!

 

Decidimos aplicar um desconto de 10% em todas as malas e acessórios disponíveis com a marca Omebaige ,   Bolsas e Acessórios DP  e mais 5% na nova linha Gard ,

Aqui estão algumas dicas divididas por instrumento e feitas com a colaboração dos técnicos de nosso departamento, para limpar e manter seu instrumento da melhor forma.

  • Lembre-se: a limpeza é essencial!
  • Nunca evite limpar seu instrumento.
  • Limpar significa guardá-lo ao longo do tempo.
  • Mantê-lo ao longo do tempo garante que o som escolhido o acompanhará para sempre.

GUITARRA ACÚSTICA E ELÉTRICA

O violão é um instrumento vivo de madeira, não é plástico ou metal. O cuidado da guitarra é essencial. Vamos começar imediatamente com um kit de limpeza proposto pela Gibson exclusivamente para guitarras com acabamento em nitrocelulose que inclui: um creme para revitalizar o acabamento, um produto para escala, um limpador para metais com baixa abrasão e dois panos originais Gibson.

Se você costumava usar óleo de limão ou mesmo suco natural para o braço da guitarra ou outros remédios, agora é a hora de cuidar de suas 6 cordas com produtos profissionais a um preço realmente razoável.

Ps lembre-se de agitar bem os produtos antes de usar. Veja também a versão com alça de ombro, excelente também para presentear seu amigo / guitarrista.

Para limpar o corpo recomendamos o creme Dunlop, simples e prático de usar com um pano. Para mais informações, o convidamos a ler este artigo: como polir a guitarra elétrica .

Vamos mudar as cordas e limpá-las. Aqui também, chega de trapos, trapos ou acessórios improvisados, olhe nos produtos acima inserimos dois acessórios simples e práticos de usar, enquanto para a troca de cordas assista ao vídeo abaixo feito com um técnico da DR String em nossa loja na Via Ghislandi, 55 em Bergamo.

TROMPETE

A trombeta faz parte da família do latão. O importante para a funcionalidade deste belo instrumento é manter os pistões limpos e lubrificados, bem como as bombas de entonação bem lubrificadas. Em nossos kits de limpeza pré-configurados temos dois tipos de panos de polimento, o amarelo com impregnação / polimento para instrumentos lacados e o cinza com polimento para instrumentos de prata. Em ambos os casos, ele remove riscos e torna o acabamento do instrumento mais brilhante.

Dica: Ao limpar / polir sua trombeta (mas isso se aplica a todos os instrumentos de metal), sempre faça um movimento giratório com o pano.

  • Use a escova para remover quaisquer impurezas das curvas e do corpo do instrumento.
  • Lubrifique os pistões cuidadosamente após limpá-los
  • Limpe os machos das bombas de arremesso e lubrifique-os para que funcionem suavemente

SAXOFONE

Este lindo instrumento inventado por Adolphe Sax merece todo o cuidado possível. A secagem interna e limpeza externa de impressões digitais, suor etc. é a parte mais importante da manutenção que um músico pode fazer de forma independente em seu instrumento. Nos kits de limpeza para os diversos saxofones você encontrará o pano com o peso para a secagem interna, um tecido macio ou melhor ainda um pano de microfibra para a limpeza externa e os secadores de esponja, um útil “mini-pano” que se utiliza para secar o swabs da água produzida durante o jogo.

CLARINETE

Manter a madeira do clarinete em perfeitas condições é o objetivo de uma limpeza constante e cuidadosa. A ação mais importante é a secagem interna da concha do clarinete. No kit de limpeza de clarinete da excelente marca DP ACCESSORIES   por nós recomendado, você encontrará um pano muito absorvente para secar por dentro com o peso final. Dentro do kit você encontrará também o pano para polir as teclas e a graxa para nutrir a rolha do clarinete facilitando a entrada na boquilha e a montagem da parte superior com a campânula e a parte inferior.

Em suma:

  • Sempre limpe a concha do clarinete internamente.
  • Use um bom pano absorvente
  • Polir as teclas externamente com um pano de microfibra ou um pano de polimento macio
  • Alimente as rolhas do seu clarinete constantemente e não deixe que sequem, isso vai facilitar a montagem das peças e do bocal

FLAUTA TRANSVERSAL

(escrito por Marcello Daminelli)

Dica!: Limpe sempre a flauta transversal após tocar, mesmo que por um período muito curto, faça-o igualmente tanto interna quanto externamente usando o procedimento que descrevo abaixo.

KIT DE LIMPEZA PARA FLAUTA TRANSVERSAL

Para limpar a flauta transversal, você precisa de 3 elementos:

  • o pano de microfibra (ou pano macio para evitar arranhões),
  • o bastão de limpeza (o que muitos chamam de bastão de limpeza de flauta)
  • o pano para secar geralmente gaze.

Muitos flautistas não sabem limpar bem a flauta. Eu simplesmente recomendo que você sempre desmonte a flauta e limpe as partes separadamente. Para limpar a flauta transversal internamente, inserimos a gaze na fenda da haste tentando criar uma “bola” macia que tampona bem o fundo da cabeça, que é o disco do suporte de cortiça: o ponto onde a água se acumula mais ”Produzido pelo músico. Depois de limpar a cabeça internamente, procedemos no corpo e no pé.

Depois do interior continuamos com o exterior removendo as impressões digitais deixadas durante o jogo. Lembro que se as impressões digitais não forem limpas rapidamente, elas podem criar aquele efeito desagradável chamado “impressão digital” que é uma oxidação rápida e indelével da prata ou níquel-prata que só pode ser polida com pastas abrasivas especiais.

Outro truque para limpar bem a cabeça é usar o pano BG A32HRS ,   é fácil de usar e limpa muito bem o fundo da cabeça. Lembre-se de usá-lo no caso de uma cabeça com muita água por dentro. As promoções ativas para o cuidado e manutenção de sua flauta transversal no dampi.it são: -10% extra na capa da caixa de acessórios dp e   kit de limpeza profissional Muramatsu para flauta transversal .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *