Os 7 fundamentos de um ótimo programa de marketing de conteúdo

Um ótimo programa de marketing de conteúdo não pode mais ser mantido apenas com uma boa redação. 

O choque de conteúdo criou um excesso de conteúdo que está superando a demanda. Os profissionais de marketing de conteúdo precisam trabalhar mais do que nunca para manter uma vantagem sobre a concorrência, ou correm o risco de morrer de fome enquanto um concorrente mais experiente almoça. 

Para manter os concorrentes afastados ou para superá-los, as organizações às vezes renunciam aos fundamentos de um grande programa de marketing de conteúdo e, em vez disso, se concentram em novas práticas recomendadas e hacks de crescimento. Afinal, eles não querem esperar pelos resultados. Eles os querem agora!

Embora o hack de crescimento mais recente possa soar como o futuro do marketing de conteúdo, na maioria das vezes é uma  solução de curto prazo para um problema de longo prazo. As organizações se agarram a um hack ou atalho, apenas para descobrir seu programa de marketing de conteúdo em desordem alguns meses depois. É algo que vimos repetidamente.

Aqui estão alguns sinais de que um programa de marketing de conteúdo está com problemas:

  • Os profissionais de marketing de conteúdo lutam para provar o valor comercial de seus esforços
  • Ninguém entende como os novos visitantes avançam no funil de marketing para uma conversão
  • A equipe executiva está considerando a realocação de orçamentos de marketing de conteúdo
  • O envolvimento do usuário no conteúdo é muito baixo

Todos esses sinais levam de volta a uma causa comum: os fundamentos do programa de marketing de conteúdo não existem .

Como qualquer atividade ou profissão, compreender os fundamentos é essencial para o sucesso. Se os fundamentos básicos de seu programa de marketing de conteúdo não estiverem em vigor, haverá pouca chance de expandir seu caminho para o sucesso.

Aqui estão os sete fundamentos essenciais para qualquer programa de marketing de conteúdo de sucesso.

1. Entenda seus objetivos de negócios

Você não está criando um programa de marketing de conteúdo para se divertir. Você o está criando para cumprir um objetivo de negócios.

O primeiro fundamento de um ótimo programa de marketing de conteúdo é definir os objetivos de negócios que você deseja que seu programa atinja. 

Esses objetivos podem incluir:

  • Saúde da Marca
  • Otimização de Marketing
  • Geração de receita
  • Eficiência operacional
  • Experiência do Cliente
  • Inovação

Depois de identificar os objetivos de negócios de seus esforços de marketing de conteúdo, você precisa obter a adesão do c-suite para torná-lo realidade.

2. Obtenha aprovação executiva

Seus executivos detêm a chave para os recursos de que seu programa de marketing de conteúdo precisa. Se você não conseguir a adesão de seu executivo e mantê-la ao longo dos anos, seu programa está acabado.

Para obter a adesão dos executivos, concentre-se nestes seis pontos:

  1. Por que sua organização precisa de marketing de conteúdo – o que é mais atraente nele do que outros meios de publicidade / comunicação? 
  2. Não lidere com criativos ao falar com executivos. Seus executivos podem gostar de ver modelos bonitos, mas eles não vendem um programa.
  3. Em vez de criativos, lidere com dólares e centavos. Esta é a linguagem do c-suite.
  4. Amarre o programa aos objetivos de negócios. Como o programa será melhor do que outros programas para atingir objetivos específicos?
  5. Mostre como você medirá a estratégia (isso será discutido no quinto fundamento).
  6. Esquematize o orçamento e o retorno esperado que o c-suite deve ter como resultado do programa. Se você não puder demonstrar isso, seu orçamento de marketing de conteúdo será rapidamente realocado para projetos que podem.

3. Compreenda os pontos fracos do seu público

O objetivo do seu conteúdo deve ser resolver os problemas do seu público, não servir como um anúncio para seus produtos e serviços. 

 

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Para entender os pontos fracos do seu público, você precisa se colocar no lugar dele. Que coisas os mantêm acordados à noite? Com o que eles estão preocupados? Que conteúdo você pode fornecer que tornaria a vida deles mais fácil?

resolver pontos de dor

Os pontos de dor vêm em todas as formas e tamanhos. Um ponto de dor pode ser um incômodo, como mosquitos passando por uma tela em uma janela. Ou um ponto problemático pode ser significativo, como compreender a melhor forma de cuidar de um pai que precisa de cuidados adicionais. Ambos os exemplos podem utilizar conteúdo para dar algum alívio a esses pontos fracos – talvez uma armadilha para mosquitos feita em casa para o primeiro exemplo e um artigo detalhando todos os itens essenciais que alguém deve obter para obter o melhor cuidado possível para seus pais.

A inteligência de conteúdo utiliza grandes quantidades de dados para identificar os pontos problemáticos que seu público tem em seu site e nos sites de seus concorrentes e publicações do setor. Essa abordagem anda de mãos dadas com feedback qualitativo, como grupos de foco do cliente, para identificar os verdadeiros pontos fracos de seu público.

Outro ponto essencial para determinar os pontos problemáticos é entender a intenção do usuário ao buscar uma solução.

Se alguém está procurando saber a resposta para alguma coisa, não bata na cabeça dele com frases de chamariz para comprar algo.  Se eles desejam realizar uma ação, como pedir ajuda, você deve ser mais agressivo ao fazer com que dêem o próximo passo com você.

Se o problema do usuário for ir a algum lugar, como um site ou um local físico, certifique-se de que sua empresa seja facilmente encontrada on-line ou na pesquisa local. 

4. Crie uma estratégia de conteúdo documentado

Se sua estratégia de conteúdo está em sua cabeça, mas não no papel, você pode ter muitos problemas, veja aqui:https://contentmarketingbrasil.com.br/, neste site você tem muitos exemplos de marketing de conteudo.

Menos de 40% dos profissionais de marketing de conteúdo têm uma estratégia de conteúdo documentada. Como resultado, apenas 35% dos profissionais de marketing de conteúdo podem realmente demonstrar o ROI de seus esforços de marketing de conteúdo.CLIQUE PARA TWEETAR

Vender seus executivos é essencial para adquirir e manter recursos para marketing de conteúdo. Se você não puder apontar para uma estratégia de conteúdo documentada e, assim, provar o ROI de seus esforços de marketing de conteúdo, seu orçamento será realocado rapidamente.

É preciso tempo e esforço para criar uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Mas é essencial, pois todo o seu programa de marketing de conteúdo depende disso para ter sucesso. 

Também dá a toda a equipe de conteúdo uma única fonte de verdade ao criar futuras campanhas de marketing de conteúdo. 

5. Identifique os métodos e métricas para medição

Para provar o valor do seu programa de marketing de conteúdo , você precisa identificar os métodos e as métricas que usará antes de criar um único conteúdo.

Essas métricas devem estar vinculadas ao primeiro fundamento dos programas de marketing de conteúdo: Entenda seus objetivos de negócios.

As métricas que você usa devem ser identificadas em sua estratégia de marketing de conteúdo, bem como em cada campanha de marketing de conteúdo. 

As empresas que atrasam essa etapa até o final da campanha acabam se esforçando para mostrar o sucesso da campanha. Sem ter um método claro de medição configurado no início, eles ficam com métricas vaidade, como tráfego de entrada total ou compartilhamentos sociais, em vez de métricas sólidas que provam que a campanha de conteúdo gerou um resultado de negócios real. 

Isso leva a algumas conversas realmente estranhas com o c-suite.

6. Identifique os canais de distribuição mais eficazes

Como seu público consegue conteúdo que o ajuda a resolver seus problemas? 

Eles dependem apenas da pesquisa? Então, o foco em SEO é provavelmente um ponto de partida.

O seu público está principalmente nas redes sociais? Pode ser a hora de criar artigos sociais que despertem sua curiosidade.

Eles leem regularmente uma determinada publicação do setor? Talvez utilizar conteúdo patrocinado nessa publicação seja um bom canal.

Eles preferem ter um papel físico? Então pode ser hora de olhar para a impressão e envio de uma revista (sim, eles ainda estão por aí). 

Descubra onde seu público está encontrando soluções para seus problemas. Muitas vezes, vemos organizações entrando em novos canais apenas porque são novas. Mas eles nunca fez a pesquisa para ver se sua audiência é em que canal. 

É mais fácil chamar a atenção de um público em seus canais normais do que tentar fazer com que eles se juntem a você em um novo canal.

7. Crie conteúdo incrível centrado no usuário

Sim, estamos no fundamental 7 de 7 e agora estamos falando sobre a criação de conteúdo. Isso porque o trabalho braçal que leva ao conteúdo é o fator mais importante para o sucesso do conteúdo no nível de negócios.

Escrever conteúdo incrível e envolvente é essencial para qualquer campanha de marketing de conteúdo. Esse conteúdo precisa ser centrado no usuário, tornando seu público o herói da história. 

Você não está escrevendo, criando conteúdo para falar sobre você. Você está criando conteúdo para resolver o problema do usuário. 

Você não está criando conteúdo para falar sobre você. Você está criando conteúdo para resolver o problema do usuário.CLIQUE PARA TWEETAR

Este é um dos maiores erros que vemos nas organizações. Eles acham que o marketing de conteúdo é simplesmente uma maneira de escrever anúncios longos. Verifique o ego da sua organização na porta.

No entanto, isso não significa que você desista de tentar fazer com que seu público dê o próximo passo.

Próximas etapas lógicas, como oferecer uma avaliação gratuita, inscrever-se para receber um boletim informativo ou baixar algo ainda mais valioso em troca de um endereço de e-mail, podem empurrar o público ainda mais para baixo no funil de marketing de forma orgânica. 

A partir daí, você pode nutrir e construir confiança com eles até que estejam prontos para dar o próximo passo com sua organização.

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